CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Firefly

Firefly foi uma série alvo de uma recepção crítica positiva e de um grupo de fãs intensos, mas pouco sucesso comercial, sendo cancelada com apenas 11 episódios exibidos pela emissora FOX. Criada por Joss Whedon, a série conta a história de uma tripulação eclética vivendo dentro de uma nave, Serenity, num futuro semi-caótico. Estreou em 20 de Setembro de 2002 nos EUA.

A série, que tira o seu nome da nave em que as suas personagens vivem, é caracterizado pela ficção científica com toques Western e até orientais, em pormenores menores, centrando-se principalmente, tal como os dois projectos anteriores de Whedon, Buffy The Vampire Slayer e Angel, numa mistura entre drama, humor e acção, mantendo como foco o desenvolvimento das personagens.

Firefly também difere de outras séries como Jornada nas Estrelas e Babylon 5 por tentar uma espécie de realismo futurístico - o espaço, sem som, revela-se populado exclusivamente por humanos em expansão, nunca se reconhecendo a existência de extraterrestres, e é a esta civilização humana interplanetária que se dedica a atenção da série, até a nível político.

Assim como já indica seu tema de abertura, Firefly tem como temas a liberdade, a civilização e a humanização num futuro em que uma super-potência governamental formada pelos EUA e a China (chamada Aliança), de natureza quase totalitária, domina os interesses particulares e sociais, levando a que rebeldes anarquistas se refugiem onde podem - adoptando, no processo, os seus próprios sistemas éticos, como é o caso da tripulação da nave Serenity. "Você não pode tirar o céu de mim", parte do tema de abertura, serve de certa forma como lema à série.

Não passando dos doze episódios (nos quais consiste a tradicional série de midseason nos E.U.A.), antes de ser cancelada Firefly conquistou uma legião de fãs fortíssima, os Browncoats, e um bom número de críticos. É frequentemente referida como uma das melhores séries de ficção científica recentes.


0 comentários: